sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE
Participe! Seja um Amigo do Conselho!
Torne-se um Voluntário a serviço da Comunidade
Traga sua Sugestão. Traga também o seu problema.
Juntos encontraremos a solução!
Venha conversar, na séde do Conselho,
à Rua Nadeje de Oliveira,128
Boa Saúde - RN
Estamos lhe aguardando.
CONSELHO COMUNITÁRIO EM 2006:
O CONSELHO COMUNITÁRIO ESTÁ DE PARABENS

Neste ano de 2006, através de um convênio com o Programa Desenvolvimento Solidário, no valor de R$ 23.063,20, foi realizada a reforma do prédio da sede e foram comprados os equipa-mentos do Projeto de Alimentação Alternativa que está possibilitando a um grupo de 10 mulheres produzir a multimistura. O trabalho do grupo de mulheres no período de julho a novembro produziu 1.535 quilos de multimistura, que foram adquiridos pelo Programa Compra Direta do Governo Federal, executado pela EMATER e distribuídos através da Pastoral da Criança a um total de 350 crianças da cidade e dos sítios. Há possibilidades de ampliação do número de pessoas e da produção no próximo ano. Essa atividade tem um grande alcance social ao gerar trabalho e renda e melhorar as condições de nutrição e saúde da população.
A alfabetização de adultos fez parte das atividades do Conselho Comunitário. Essa atividade terá continuidade em 2007 quando, também, serão realizados cursos de capacitação para o trabalho.
O apoio ao artesanato foi realizado em parceria com a Associação dos Artesãos possibilitando a participação na Feira das Cidades em Natal e da V Semana de Arte e Cultura de Goianinha promovida pela Prefeitura daquele município.
Em relação ao incentivo à cultura foi dado apoio à participação do Boi-de-Reis de Lagoa dos Currais na Festa de Aniversário da Casa de Cultura de Nova Cruz.
Em parceria com a ótica Fábrica dos Óculos o Conselho Comunitário possibilitou a realização de consultas de vista grátis a 38 pessoas e a aquisição de óculos de grau através do financiamento pela ótica, em até seis prestações sem juros.
O Dia da Criança foi comemorado conjuntamente com a Pastoral da Criança com brincadeiras e distribuição de lanches, com a participação de cerca de 150 crianças, muitas acompanhadas de suas mães. Ainda, em relação à atenção às crianças está em fase de organização um coral com 30 crianças na idade de 10 a 13 anos.
Além dessas atividades voltadas para a comunidade, o Conselho Comunitário vai de encontro a determinadas necessidades das pessoas e das famílias como é caso da doação de uma cadeira de rodas ao Sr. José Pretinho que com 82 anos e por problemas de saúde estava impossibilitado de se locomover.
Em dezembro foram realizadas as comemorações natalinas dos sócios do Conselho e das crianças da Pastoral da Criança. No dia 31/12, O Conselho realizou o Festival da Solidariedade com o sorteio de 01 panela de pressão, 01 liquidificador, 01 ventilador, 01 carneiro e 01 bicicleta. Todos os prêmios foram acompanhados de uma caixa de cerveja em lata. Os recursos advindos dessa atividade serão revertidos em favor do trabalho sócio-educativo do Conselho Comunitário e da Associação dos Artesãos de Boa Saúde.
Agradecemos a todos que colaboraram para o bom desempenho do Conselho Comunitário neste ano que passou. E renovamos a esperança de poder continuar com tantos colaboradores e voluntários para o nosso trabalho social. Que 2007 nos aproxime mais e mais em favor da solidariedade e da justiça social.
Participação do Artesanato na Feira de Cultura de Goianinha

Técnico da EMATER visitando Produção da Multimistura

Apoio a Cultura: Participação do Boi-de-reis
no Festivalde Cultura de Nova Cruz


ANO NOVO! VIDA NOVA!!!
Aproveite este momento de ano novo e faça uma vida nova sim!
Quando a gente rompe com velhos padrões de crenças, antigos e ultrapassados e areja a mente, abre as janelas da alma, sai dos conceitos ultrapassados que teimamos em carregar conosco, as coisas mudam e mudam para melhor.
Dê um passo, mude de posição e observará o mundo inteiro se mexer à sua volta.
Na mesma medida em que você permite mudanças em seu modo de pensar,
de ver e sentir as coisas em torno de si,
as outras pessoas que participam de sua vida, do seu ambiente, da sua familia, também mudarão de peso, importância e valor para você.
Você poderá, então, aprender novas lições com cada um deles
e também ensinar e ajudá-los. Nos relacionamentos com os outros
observará então que trabalhar em si mesmo funciona,
mas querer tentar mudar os outros é contramão, não funciona mesmo.
Aprenda a usar mais e melhor o seu potencial mental,
pegue com as suas mãos o volante de sua vida e dê direção nova a seus valores,
suas capacidades e possibilidades para mudar-se.
Se, realmente, você quer mudar sua vida, comece mudando por dentro,
aprendendo uma nova maneira de fazer funcionar sua mente,
seu pensamento, uma nova maneira de agir.
Na maioria das vezes, a dificuldade que você enfrenta está na maneira
pela qual você encara o fato em si.
Mude o foco, mude de lugar, pare de olhar para a crise
ou dificuldade e busque encontrar as soluções;
elas existem e estão dentro de sua mente.
O único meio de que dispomos para mudar a realidade,
para mudar o mundo é mudar a nós mesmos.
O único caminho para mudanças está dentro de nós,
a coragem e a permissão para visualizar as coisas que queremos realizar
e a determinação de dar o primeiro passo, depois o segundo e
quantos sejam necessários, plantando e semeando novas
sementes de uma vida melhor.
Deixe a vida velha para trás; deixe os maus hábitos, os vícios
se tiver algum; as reclamações e os choramingos; deixe o comodismo;
descruze os braços, apresente saídas, pense em soluções;
saia do isolamento, junte as suas forças, as sua idéias, as suas
ações com outras pessoas, escute mais, procure aprender,
ensine o que sabe...
Você merece um Ano Novo com Vida Nova!!!
CARTA ABERTA AOS AMIGOS
AOS AMIGOS DE ONTEMAOS AMIGOS DE HOJEAOS AMIGOS DE SEMPRE

Amigo! Amiga!E o Natal chegou! É o Natal de Deus que se fez criança e que cresceu, se fazendo Homem, para assumir as dores de nossa Redenção.É neste clima de encantamento do Natal que convidamos a criança que permanece em você para, conosco, fazer a redenção de dezenas de outras crianças. Esta redenção para nós é sinônimo de educação para a vida em comunidade, oportunidade de aprendizagem, melhoria da qualidade de vida, descoberta de talentos, valorização de potencialidades, estimulo à criatividade... Em se tratando de crianças há um mundo infinito de ações a realizar...No Município de Boa Saúde/RN/Brasil dirigimos uma ONG que trabalha as várias faixas sociais, entre elas as crianças. Para elas temos um Projeto em andamento que está precisando de você como nosso parceiro e colaborador. Trata-se do Projeto do Coral Infanto-Juvenil “ O Canto do Rouxinol “ idealizado para crianças de 10 a 13 anos. O Projeto foi lançado na comunidade, por ocasião da comemoração do Dia da Criança, este ano, e se encontra em processo de levantamento e inscrição das crianças que somarão trinta ao todo.Neste Projeto estamos instituindo o sistema de apadrinhamento ou amadrinhamento com o objetivo de contar com um grupo de amigos e também de parentes nossos que nos ofereçam apoio financeiro para a sua concretização. Ser padrinho ou madrinha de uma de nossas crianças implica em lhe possibilitar a aquisição da vestimenta própria do Coral, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) que deverá ser depositado na Agência do Banco do Brasil nº. 1366-8 na Conta Corrente de nº. 17390-8 em nome de Conselho Comunitário de Boa Saúde. Inteire-se do nosso trabalho acessando:http://conselhocomunitario.blogspot.com/http://ojornaldacidadania.blogspot.com/Estimamos que o nosso apelo encontre ressonância em seu coração e em sua vida e que nos possa responder com a brevidade possível.Que o Menino-Deus lhe proporcione as bênçãos de que necessita para uma vida sempre solidária e, como consequência, próspera e muito feliz.Eridante Paiva de SouzaPresidente do ConselhoEm Natal de Jesus, Dezembro de 2006


PRECE A JESUS DE NAZARÉ

PRECE A JESUS DE NAZARÉ(©Ângela Maria Crespo)

Menino JesusFaz nascer novamente no coração de cada um de nós A INOCÊNCIA

Para sabermos ser transparentes,O CARINHO

Para cativarmos novos amigos,A CONFIANÇA MÚTUA

Para consolidarmos os pactos em construção,A GRATIDÃO

Para valorizarmos a vida em plenitude,O PERDÃO

Para reconciliarmo-nos no amor,A COMPREENSÃO

Para sabermos perdoar 70 X 7 vezes,A SIMPATIA

Para atrairmos só energias positivas,O ENCANTAMENTO

Para apaixonarmo-nos pela busca de felicidade,A SABEDORIA

Para respeitarmos os pontos de vista do outro,A VERDADE

Para encontrarmos os caminhos corretos,A SOLIDARIEDADE

Para aprendermos juntos a construir caminhos,A FÉ

Para acreditarmos também no outro,A ESPERANÇA

Para preservarmos na direção do transcendente,A PAZ

Para ajudarmos a construir sempre,A CORAGEM

Para sabermos retomar nossos sonhos,A DETERMINAÇÃO

Para promovermos a justiça,A VONTADE DE AMAR

Para sermos juntos felizes!
Aos Sócios do Conselho Comunitário de Boa Saúde

desejamos que o menino Jesus se sinta acolhido em nosso
coração e que tenhamos umGRANDE E FELIZ NATAL!!!
São os votos de
Eridante Paiva de Souza

ZÉ PRETINHO: NATAL ANTECIPADO


Seu Zé Pretinho teve o seu Natal antecipado.Sua filha Luzia procurou a Assistente Social e Presidente do Conselho
Comunitário, a Sra. Eridante Paiva de Souza para
contar-lhe da situação do seu pai e pedir a ajudade uma cadeira de rodas.
Zé Pretinho, é assim que todos conhecem a José Zacarias dos Santosque tem hoje 82 anos (02.11.1924) , casado com Dona Madalena Zacariasdos Santos de 74 anos (04.11.1932). Do seu casamento tiveram 19 filhos,estando 10 vivos. Os netos são 35 e bisnetos são 10. O casal tem residência àAvenida D. Mário Câmara, 296, em Boas Saúde/Rn.É agricultor aposentado e ficou inváçlido em decorrência de reumatismonos joelhos. Como doía muito para andar, ele foi deixandode fazer movimentos, até que ficou inválido o que lhe obrigavaa ficar as suas 24 horas em cima de uma cama,isolado da comunidade, recebendo a atenção apenas da familia.
Com a ajuda de amigos, a Presidente do Conselho adquiriu a cadeira de rodase no dia 24 de novembro de 2006 fez a entrega estando presente vários dosmembros da famíliaFalou a Presidente que aquela doação era resultado de gestossolidários de seus amigos e aqui fazemos o registro:Aurea, Arlindo, Deda, Socorro, Clarice, Alice, Socorro Marques,Anália, Militino, Lindalva, Letice, Dalva, Zélia e Ana Maria de Souza.Aproveitando do clima de Natal que se avizinhava, a Presidente deixou a suamensagem focando a importância da solidariedade numa sociedadeem que predomina o individualismo e o "cada um que se cuide. Hoje,mais do que nunca é necessário que as pessoas se ajudem, se dêem asmãos, sintam-se responsáveis pelo bem e pela felicidade uns dos outrose se disponham a pequenas renúncias e até mesmo alguns sacrificiospara ajudar na solução dos problemas e dificuldades do dia-a-dia de quemvive na mesma comunidade.Fez questão de lembrar à familia o cuidado amoroso que é preciso dispensarao idoso, respeitando-o e atendendo-o nas suas necessidades e limitações.Deu algumas instruções quanto ao uso e conservação da cadeirae, principalmente, quanto ao cuidado que os filhos devem ter com o seu pai,fazendo-o sair da cama diariamente para um passeio, para um banho de sole até mesmo para um bate papo na calçada com seus vizinhos e amigos.Os filhos Luzia e Antônio fizeram questão de agradecer, em nome dafamília e falaram da sua alegria e contentamento pela atendimento doConselho Comunitário e o empenho de sua Presidente.
Post escrito por Conselho Comunitário de Boa Saúde @
Sexta-feira, Dezembro 22, 2006 0 comentários
Quarta-feira, Dezembro 20, 2006

NATAL SOLIDÁRIO


O Natal está chegando!
É a festa do Homem mais solidário!
É a festa d´Aquele que veio para servir.
Que veio para que todos tivessem Vida
e Vida em abundância.
Mas 54,7 por cento da humanidade vive em estado de miséria
ou pobreza extrema, assim informa um relatório do Banco Mundial.
Viver na miséria não é viver!
Não é ter vida! É apenas existir.
Como existe a pedra, o pau, um resto de toco, um caco de vidro....
Vivemos num mundo de contraste
onde uns tem como viver bem e outros nada tem.
Uns comem, outros não.
Uns trabalham, outros vivem da caridade pública.
Uns tem casa, outros dormem nas calçadas, debaixo de pontes..
É a isso que chamamos de mundo de contraste.
E este contraste, esta diferença de viver, não está longe de nós, não!
É só olhar para o nosso lado, para a nossa comunidade,
para o nosso municipio! Nosso estado! Nosso Brasil!
Até alcançar o mundo!...
Muitas vezes, a miséria é a nossa vizinha...
A pobreza é a nossa comadre...
É ou não é?
Pois é, olhando por aí, dá uma dor bem lá no fundo do coração!...
E relembrei o que eu já escutei infinitas vezes:- "Eu tive fome e tu me deste de comer!Eu tive sede e tu me deste de beber!"- Quando foi Senhor que eu te socorri?Quando foi Senhor que eu te socorri?-"Aquele irmão a quem ajudaste, era Eu, era Eu, era Eu!"
E pensei...Como é que se pode, neste Natal, homenagear o Homem que foi mais solidário nesta vida?
Será Assim?Bebendo Wiski? Cerveja? Muito Vinho? Cachaça???Comendo Peru? Pernil de Cordeiro? Filé? Churrasco?Queijos e Salames???!!!Ou Assim?Doando brinquedos e livros? Roupinhas usadas? Doando um quilo de alimentos?Distribuindo cestas básicas? Sopa e pão para os velhinhos do Abrigo?Lancheiras para as crianças pobres???E Assim?Engajando-se numa instiuição?
Sendo voluntário num programa comunitário? Numa ONG?Doando tempo ou parte desse tempo a uma causa social?Doando nossos talentos, conhecimentos, a inteligência,
colocando nossa formação profissional a serviçodos que foram postos à margem do convívio social,
dos que estão excluídos dos bens e da riqueza do país,dos que se encontram sem esperança e se entregam ao desespero,ao crime, às drogas, ao suicídio?Ajudando estas pessoas a se reconhecerem como pessoas, a exercitarem a suacidadania, a se unirem em sua própria defesa, a encontrarem sentido numa lutaconjunta por igualdade de condições de vida...... no comer... no beber... no vestir... no saber... no produzir... no conviver... no escolher... no poder
Mesmo diante da caótica situação geral, - da roubalheira e do
crescente sentimento de individualismo que impera - ,
contribua você com a sua parcela para para devolver a dignidade
daqueles despossuidos de quase tudo.
Um outro mundo é possível! Acredite!
O Jesus do nosso Natal nos pede gestos concretos de solidariedade
para que as pessoas sejam felizes e vivam dignamente, como gente,
como filhos amados de Deus, não importando a cor, o sexo,
o partido, a religião, se pequeno ou grande, se jovem ou velho.
Que gestos concretos, emergenciais, materiais, afetivos, permanentes ou duradourospodemos exercitar a exemplo do Homem mais Solidário que é oJesus do nosso Natal?!
Pense! Aja!


Post escrito por Conselho Comunitário de Boa Saúde @ Quarta-feira, Dezembro 20, 2006

FAZER O BEM FAZ BEM

Pesquisa cientifica diz: fazer o bem, faz bem! Psicólogos, neurologistas, epidemiologistas afirmam que ajudar o próximo traz benefícios para a saúde de quem ajuda. Fazer o bem é bom para o coração, o sistema nervoso, o sistema imunológico. Faz a pessoa viver mais tempo e melhora a vitalidade de um modo geral.Segundo os pesquisadores, ao fazer o bem, despertamos gratidão e afeto, sentimentos que nos provocam uma sensação de bem estar. Essa sensação poderia ser causada pelas endorfinas, uma substância produzida naturalmente pelo cérebro e que nos coloca em estado de alegria e felicidade.Mas o contrário também é verdadeiro: a hostilidade, que é o oposto do altruísmo, coloca nossa saúde em risco. A pesquisa revelou que quanto mais hostil a pessoa é, tanto mais fechada são as suas artérias coronárias e maior o
risco de doenças do coração.
Taí o recado da ciência. Ocupe-se com o outro, com o próximo. Seja voluntário! Seja altruísta. O altruísmo que faz uma pessoa se ocupar ou se doar aos outros, por livre e espontânea vontade, além de ter um profundo efeito social, garante mais saúde para você.Não se feche! Não se tranque! Descruze os braços, junte-se a nós e abrace uma boa causa social. Eu abracei o Conselho Comunitário de Boa Saúde.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008


CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE
1. O que é:
O Conselho Comunitário de Boa Saúde é uma Organização não Governamental, autônoma, de utilidade pública e sem fins lucrativos com sede e jurisdição em toda a área do Município de Boa Saúde, Rio Grande do Norte, Brasil.
2. Sua Missão:
Servir à população mais fragilizada e excluída socialmente,apoiando e estimulando a sua organização em grupos produtivos, associativos e cooperativos; contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida, nas áreas básicas dos direitos sociais; colaborando com o poder público na busca de soluções dos problemas de suas comunidades; defendendo o seu meio ambiente, seu patrimônio histórico e valorizando suas formas de manifestações culturais suas potencialidades e recursos locais.
3. Principais Ações do Conselho:
a) Alfabetização de Adultos
b) Apoio ao desenvolvimento do artesanato e às manifestações culturais da região
c) Apoio às ações da Pastoral da Criança
d) Apoio à geração e melhoria de renda : Artesanato e Projeto Multimisturae) Ações educativas para o exercício da cidadania dos moradores: encontros de formação e capacitação, palestras, reuniões
f) Comemoração de datas significativas para a comunidade
g) Em andamento: Criação de um Coral Infanto-Juvenil e o Grupo de Escoteirosh) Serviço de Parcerias com o Poder Público Municipal, Estadual e Federal; Associações Comunitárias da Região; Instituições e Serviços da Comunidade: Rádio FM, Comércio Local, Escolas etc...
i) Produção e Distribuição do periódico mensal AÇÃO DA CIDADANIA
4. Diretoria:
Presidente: Eridante Paiva de Souza (Eri)
Vice-Presidente: Suelly Araújo
Secretária: Rita de Cássia dos Santos Costa
Tesoureira: Maria de Fátima Gonçalo
Quadro de Sócios: 70
5. Endereço:
Conselho Comunitário de Boa Saúde
Rua Nadeje de Oliveira, 128 – Boa Saúde/RN/Brasil
CEP 59.260-000
Para Contato : 0xx84 3234.4868 Com Eri

QUE SOU EU

Eu sou Eri. Sou Assistente Social e Professora Universitária aposentada. Moro em Natal no Rio Grande do Norte, Brasil. Casada, mãe de três filhos e avó de três netinhas. Há quatro anos, eu e meu marido, também aposentado, decidimos ser voluntários e desde então estamos na comunidade de Boa Saúde trabalhando com a população, dois ou três dias por semana.
Trabalhamos com crianças, mães, idosos, mulheres, grupos de agricultores estimulando a sua organização em grupos produtivos ou associativos e sua participaçao em atividades que venham ao encontro dos seus interesses.


FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME
NAS MÃOS QUE OFERECEM ROSAS
CORRENTE SOLIDÁRIA


Lembre-se: "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas"
Se você pode doar ou quer se desfazer de alguns pertences pessoais como bijuterias, roupas e sapatos de adultos e crianças, roupa de cama e banho, livros, brinquedos e jogos infantis, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, móveis, material escolar etc. procure o CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE. Suas doações passarão a fazer parte do trabalho educativo que esta ONG realiza no sentido de re-aproveitar, reciclar ou mesmo repassar a pessoas em situações de penúria ou necessidade.

Contato com Eri no Fone 0xx84 3234.4868
RECADO URGENTE
Estamos precisando com urgência de uma cadeira de rodas para servir a um senhor de 82 anos que vive acamado. Não anda, tem incontinência urinária e isto está lhe causando desconforto e ferimentos na pele. Ele precisa sair da cama, tomar um pouco de sol diariamente e ver o mundo, ver a vida além da parede do seu quarto.
Quem puder disponibilizar esta cadeira, mesmo usada, ficaremos muito agradecidos.
Post escrito por Conselho Comunitário de Boa Saúde
@ Terça-feira, Outubro 24, 2006


Sexta-feira, Outubro 20, 2006

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA
CRIANÇA
Eri
(Poema que eu fiz para homenagear as crianças do meu Brasil,
as crianças de Boa Saúde a quem eu sirvo com muita alegria
e, de modo muito especial, as minhas três netinhas: Bruma, Brenda e Alana)


Em meio a risos e prantos de alegria ela chega
Semeando puros sentimentos e emoções.
Produz tanto encantamento ao seu redor,
Tanta beleza e tantas boas vibrações
Que não há quem por ela não morra de amor!
Criança! Oh! Ser sagrado!
Que faz lembrar a todos um tempo
Tão dourado de luz, tão cheio de esperança...
Que todo mundo sorri quando vê uma criançaCriança!
Que todo mundo se enternece ao ver
E mesmo não querendo, esquece
O que de pior a vida possa ter.
Criança! Oh! Ser bendito
Sua vinda entre nós faz a vida mais feliz
E torna o nosso mundo muito mais bonito!



Fotos da comemoração do
Dia da Criança, no C. C. de Boa Saúde








O Conselho Comunitário de Boa Saúde e a Pastoral da Criança no dia 11/10, anteciparam a comemoração do Dia da Criança. Cerca de 150 crianças, acompanhadas das suas mamães, participaram da festa que constou de pescaria com distribuição de brindes; cantigas de roda pelas crianças formando um grande coral; distribuição de lancheiras, pipocas, bolos, sucos e refrigerantes.
A presidente do Conselho, Eridante Paiva de Souza falou sobre o significado do Dia da Criança e, aproveitando a presença das mães, falou, também, sobre a produção da Multimistura e o trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Comunitário, conjuntamente com a Pastoral da Criança.A Multimistura é produzida por um grupo de mulheres, sob a orientação do Conselho Comu-nitário. Está sendo adquirida pelo Programa Compra Direta, executado pela EMATER e distribuída com 350 crianças sob a orientação de Rita de Cássia , coordenadora da Pastoral da Criança. É um alimento rico em vitaminas A, B e C; sais minerais: fósforo, cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e sódio. Pode ser consumido por todas as idades, ajudando a manter a saúde, reduzindo as infecções, prevenindo a prisão de ventre, combatendo a desnutrição e anemia.
Ainda dentro da programação da festa da Criança, a Presidente do Conselho Comunitário lançou o Projeto do Coral Infanto-Juvenil " O Canto do Rouxinol", tendo sido aplaudido pelas mães e pelas crianças, com as quais foi simulado, no ato, um canto coral do repertório popular de música infantil: Atirei o pau no gato. As inscrições para o Coral estão abertas para crianças na faixa de 10 a 14 anos.
Valeu a pena comemorar o Dia da Criança fazendo a alegria da garotada que participa da Pastoral da Criança em Boa Saúde. Muitas crianças já perguntaram pela Festa do Natal. Certamente pensando no presente de Papai Noel. Vamos mobilizar a comunidade. Com a participação e a colaboração de todos, as crianças que participam da Pastoral da Criança poderão ter uma bonita Festa. O Natal significa doação, amor, solidariedade, generosidade... Cada pessoa terá a oportunidade de participar. Aguardemos um pouco mais.

"EDUQUEMOS HOJE, NOSSAS CRIANÇAS PARA NÃO SER
NECESSÁRIO CASTIGAR OS HOMENS AMANHÃ"
Rui Barbosa