terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE

O Conselho Comunitário de Boa Saúde está realizando um Mutirão para conservação e pintura da sua sede. A recuperação do reboco foi realizada nos dias 17 de outubro e 12 de dezembro. A pintura interna e externa foi iniciada no dia 26/12/2009 e será concluída no dia 02/012010. Os trabalhos contam com a participação voluntária de José de Crispim, Pastor Weliton, Francisco de Assis, Giliarde Ferreira, José Rui (Zezinho), Mário Dugério e Adriano. Gestos como esses estimulam a solidariedade e o espírito de cooperação, além de contribuir para o desenvolvimento do trabalho comunitário. Aos que participam do Mutirão, os agradecimentos da diretoria do Conselho. Logo depois da conclusão dos trabalhos, no dia 06 de janeiro será realizada uma confraternização pela passagem do Natal e chegada do Ano Novo, com a particip0ação de todos que participam do trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho Comunitário.

domingo, 20 de dezembro de 2009

ARTESANATO DE BOA SAÚDE PARTICIPA DE FEIRA EM NATAL






Nos dias 18,19 e 20 de dezembro a Associação dos Artesãos de Boa Saúde e o Conselho Comunitário de Boa Saúde participam da V FEIRA INTINERANTE DO ARTESANATO POTIGUAR, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Soeial e o PROART - Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato. Além do artesanato da capital e das várias regiões do Estado estão sendo apresentadas atrações culturais, incluindo a participação de grupos folclóricos. O referido evento está sendo realizado no Monumento Presépio de Natal, localizado na Avenida Prudente de Morais, na subida da Candelária. No Estande de Boa Saúde estão sendo expostos e comercializados produtos de diversas tipologias de artesanato: panos de pratos com pintura à mão, bordado em vagonite, aplicação de fuxico com crochê; conjuntos de copa e cozinha com pintura em tecido; conjuntos de banheiro em fuxico e em algodão cru com pintura à mão; tapetes em algodão cru com pintura à mão a plicação em fuxico; conjunto de toalhas (banho e rosto) com bordado em vagonite; bonecas de pano; sandálias decoradas; trabalhos em crochê, tiaras, colares e prendedores de cabelo decorados com fuxicos de formas variadas, alem de outros produtos. Para a artesã Martia Aparecida Campos a participação na referida feira: "Está sendo muito gratificante pela experiência de participar do evento e principalmente pelo contato com outros artesãos e outros tipos de artesanato". Para José Alaí, presidente do Conselho Comunitário de Boa Saúde: "A participação em eventos dessa natureza representa uma porta que se abre para tornar conhecido e comercializar o artesanato que é produzido pelos artesãos de Boa Saúde". E acrescenta:"Com a participação nessa feita, ficou assegurada a participação da Associação dos Artesãos de Boa Saúde na próxima FIART - FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO que será realizada em janeiro de 2010, no Centro de Convenções de Natal, com o apoio do Governo do Estado".

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CONSELHO COMUNITÁRIO APOIA ARTESANATO DE BOA SAÚDE




O Conselho Comunitário de Boa Saúde e a Associação dos Artesãos estão realizando um treinamento de novas técnicas de artesanato em fuxico, com detalhes em crochê e pintura em tecido, tendo em vista produzir uma variedade de peças artesanais, que além do Box de Artesanato, serão comercializados na FIART – Feira Internacional de Artesanato a ser realizada no Centro de Convenções, em Natal e, por ocasião da Festa da Padroeira de Boa Saúde, em fevereiro.
O apoio ao artesanato faz parte do trabalho de incentivo a geração de trabalho e renda que vem sendo realizado pelo Conselho Comunitário.
Além do grupo de artesãos a instituição tem apoiado também um grupo de mulheres, na produção de alimentos alternativos, cujo produto principal é a multimistura, destinada à Pastoral da Criança. Atualmente o grupo não está produzindo a multimistura porque a compra do produto foi suspen-as, desde o ano passado, pelo Programa Compra Direta, executado pela EMATER e pela Prefeitura de Boa Saúde.
Iniciativas dessa natureza deveriam ser apoiadas pelo poder público munici-pal, como uma forma de ajudar a população a conseguir ocupação e renda e a sair do assistencialismo e do clientelismo de determinadas programas oficiais que adotam dar o peixe, ao invés de oferecer as condições para a pessoa pescar.
Valorize o trabalho dos nossos artesãos. Pelo Natal presenteie os parentes e amigos com artesanato. São muitas as opções de produtos e não custa caro.