terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FEIRA DA ÁRVORE DE MIRASSOL
De 18 de dezembro/2012 a 06 de janeiro/2013
Promoção: Prefeitura de Natal e SEBRAE
Participação de 250 artesãos
Árvore de Mirassol - 2012
Aspecto da Feira
Aspecto da Feira
Aspecto da Feira
Participação do Artesanato de Boa Saúde/RN
Participação do Artesanato de Boa Saúde/RN

sábado, 22 de dezembro de 2012

ARTIGOS NATALINOS EM FUXICO, NA FEIRA DA ÁRVORE DE MIRASSOL

ARTESANATO DE BOA SAÚDE

O fuxico é uma técnica artesanal com mais de 150 anos. Com retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade faz-se o que a imaginação permitir.

Em Boa Saúde, município da região Agreste Potiguar, distante 75 quilômetros de Natal, um grupo de mulheres que faz parte da Associação dos Artesãos de Boa Saúde, desde o ano de 2006 produz e comercializa uma variedade de peças artesanais, todas confeccionadas em crochê e fuxico. São toalhas de lavabo e de mesa, colchas de cama, estolas, almofadas, roupas, bolsas e outros produtos utilitários.

Neste final de ano, o grupo aproveitando o espírito do Natal produziu artigos de decoração natalina. São guirlandas, pequenas árvores de natal e mandalas com o menino Jesus. Todas as peças são feitas com fuxico de cores e tamanhos diversos. Parte dos insumos utilizados foi material reciclado.

O grupo de artesãs é coordenado por Aparecida Campos, conta com o incentivo José Alaí e assessoria de Gilson Firmino. Com o apoio do PROART os produtos são comercializados nas principais feiras realizadas em Natal e outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. Há três anos o artesanato de Boa Saúde, vem participando com sucesso da Feira da Arvore de Mirassol promovida pela Prefeitura de Natal. Os artigos natalinos aos quais nos referimos podem ser adquiridos na Feira da Árvore que está sendo realizada desde o dia 18 de dezembro e vai até 06 de janeiro de 2013.



Contatos: Aparecida Campos (84) 88164899
José Alaí (84) 9991.5970

sábado, 8 de dezembro de 2012

ARTESANATO DE BOA SAÚDE PARTICIPA DA 23ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO EM MINAS GERAIS
No período de 04 a 09 de dezembro de 2012 está sendo realizada a 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, tendo como local o  Expominas, maior espaço de Feiras e Eventos de Minas Gerais. Durante a 23ª Feira Nacional de Artesanato, o pavilhão recebe 1.100 stands com artesãos de todos os estados do Brasil e representantes de 12 países. São esperados 180 mil visitantes durante os seis dias do evento.
O Rio Grande do Norte está participando da referida feira com um stand localizado no pavilhão do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro – contando com o apoio do Governo do Estado através da SETHAS e do PROART. O artesanato de vários municípios potiguares está sendo exposto e comercializado no referido evento, inclusive o artesanato em crochê e fuxico produzido pelas artesãs de Boa Saúde, com destaque para os artigos natalinos.
ARTESANATO DE BOA SAÚDE PARTICIPA DE FEIRA EM BELO HORIZONTE- MINAS GERA






Aspecto geral da feira

Stands de São Paulo e de Pernambuco




Stand do Rio Grande do Norte

Artesanato em fuxico de Boa Saúde, bordados de Caicó,
renda de almofada de Alçacus e artesanato em sisal da COPALA (Natal)


Cerâmica de São Gonçalo do Amarante, renda de Alcaçus,
arranjos natalinos e artesanato em fuxico de Boa Saúde

José Alaí, Delza, Grimário e Marcílio (técnicos do PROART)