Conteúdos sobre Educação Ambiental

21 de Setembro: DIA DA ÁRVORE

Nunca se falou tanto da necessidade de cuidar do meio ambiente e de preservar a natureza, como agora. Há alguns dias vimos o que aconteceu no rio Potengi. A poluição das suas águas causou um grande prejuízo: matou quarenta toneladas de peixes. Muito já se falou do perigo do esgoto de Natal e dos produtos químicos das indústrias que são jogados nas suas águas, sem nenhum tratamento. Mas as providências por parte do governo não chegaram há tempo para evitar o que aconteceu. Agora sim, várias medidas estão sendo anunciadas para, pelo menos, reduzir a poluição do rio.
A necessidade de conter o desmatamento e de se fazer o reflorestamento das áreas devastadas tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos anos, principalmente, em relação à Mata Atlântica e à Floresta Amazônica. Mas, não
precisamos ir muito longe: parte da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, vem se tornando um deserto.
Perto de nós, também, existem situações preocupantes em relação ao meio ambiente, como: a poluição do rio Trairi e o desmatamento do pouco que ainda nos resta da vegetação nativa. Geralmente as árvores são derrubadas sem a preocupação de que outras sejam plantadas. E dessa maneira, a terra vem ficando cada vez mais desço-berta, espécies de plantas e animais vêm desapa-recendo e o nosso clima ficando mais quente.
A natureza já vem dando respostas aos maus tratos sofridos pela ação do homem. E o que será do planeta e das gerações do futuro se hoje, aqui e agora, não cuidarmos bem do meio ambiente?
Muita coisa poderá ser feita em favor da natureza, dependendo da realidade de cada lugar e da situação de cada pessoa. Mas, uma atitude parece ser possível a todas as pessoas: plantar árvores. Não podemos plantar no asfalto nem no meio da rua, mas no nosso quintal, em frente às nossas casas, nos nossos sítios e nas nossas fazendas, nós podemos.
Não é difícil semear uma semente e obter uma planta. Veja a possibilidade de transformar muitas sementes em árvores e pense na contribuição que você estará dando ao nosso planeta. Assuma esse compromisso neste 21 de setembro, Dia da Árvore.
José Alaí de Souza 
 

CONSELHOS DO PADRE CÍCERO

Não derrube o mato, pois é ele quem atrai a chuva.
Não toque fogo na roça, porque senão a terra fica cada vez mais fraca.
Não cace por brincadeira, mas só para comer.
Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer...
Não plante de serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé, para que a água não arraste a terra e não se perca a sua riqueza...
Represe os riachos de cem em cem metros ainda que seja com pedra solta.
Plante, cada vez que puder, um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão seja uma mata só...
Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga como a maniçoba, a favela e a jurema, elas podem ajudar você a conviver com a seca...
Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água da chuva.
Se o sertanejo obedecer a estes conselhos, a seca irá aos poucos acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer.
Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão vai virar um deserto só... 
 
 
 

Lixão a céu aberto


Esgoto não tratado jogado no rio


Pouca arborização e poda drástica das árvores

Todos esses problemas têm soluções adequadas, desde que a população e o poder público passem a preocupar-se mais com a cidade e queiram cuidar melhor do meio ambiente para termos uma melhor qualidade de vida.
Os principais responsáveis pelas soluções são o Poder Lagislativo (a Câmara de Vereadores) que deve fazer as leis de proteção ao meio ambiente e fiscalizar a sua aplicação e, o Poder Executivo (a Prefeitura Municipal) responsável pela aplicação das leis e pela execução das políticas públicas, construção e manutenção da infra-estrutura de saneamento, limpeza urbana e outros aspectos relacionados ao meio ambiente.
À população cabe não só mostrar os problemas e cobrar soluções, mas contribuir para que o meio ambiente seja preservado. Todos nós, governo e povo somos responsáveis pela melhoria da nossa qualidade de vida em nossa cidade e em nosso município.
Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade social. Depende de todos nós o futuro no nosso planeta.
 

Nenhum comentário: